O Quê? Ao sabor da ideia

4 Nov , 2012 Sem categoria

[one_fourth][infobox]

“O QUÊ? AO SABOR DA IDEIA”
Mostra de finalistas do curso de Design de Comunicação da UAlg 2007

Data 
18 de Outubro a 25 de Outubro de 2007
Local
Mercado Municipal de Faro
Organização
ADN – Algarve Design Núcleo e Mercado Municipal de Faro

Descrição
mostra de finalistas do curso de Design de Comunicação da Universidade do Algarve. Nunca é demais. Mais cor, mais prazer, eis o sabor único que provoca espanto. A inspiração que faltava e que só “O Quê?” lhe pode dar, a partir do melhor e mais fresco Design. É uma iniciativa que, certamente, contribuirá para um entendimento mais informado do papel do Design na sociedade e no mundo actual.

A exposição estará patente entre os dia 18 e 25 de Outubro de 2007 no Mercado Municipal de Faro. Nos dias 22, 23, 24 e 25 de Outubro, a partir das 16 horas, decorrerão palestras com convidados nacionais e internacionais, criando um espaço aberto de discussão e reflexão sobre temas relacionados com o Design de comunicação.

Este evento é organizado pelo ADN – Algarve Design Núcleo e pelo Mercado Municipal de Faro em colaboração com a direcção do curso de Design, pertencente à Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve.

PROGRAMA DO EVENTO:

Dia 18 de Outubro às 21 horas
Inauguração

Dia 19 de Outubro às 21 horas
Concerto dos “Uclic”

De 22 a 25 de Outubro a partir das 16 horas
Palestras dedicadas a temas relacionados com o Design de ComunicaçãoDia 22 de Outubro a partir das 16 horas:

Lançamento dos livros “Brinquedos Ópticos” e “História Trágica com Final Feliz”
Realizador/Produtor Abi Feijó

“As novas formas de linguagem”
Professora Marina Estela Graça

“Algarve Digital – Globalgarve”
Eng.º Paulo Bernardo

“Associação Portuguesa de Designers”
Designer Cristovão Pereira
(Presidente de direcção da APD)

Dia 23 de Outubro a partir das 16 horas:

“15 anos de Curso de Design da UAlg”
Professora Maria Caeiro
(Directora do curso de Design de Comunicação da UAlg)

“Conversas Soltas” com
Professor Jorge Santos e Professora/Designer Gabriela Soares

Dia 24 de Outubro a partir das 16 horas:

“Design Café à conversa com antigos alunos do curso de Design” com
Designer recém-licenciada Elisabete Ribeiro,
Designer e Aluno Hugo Serôdio,
Web-designer Rui Correia,
3D Designer Miguel Pires,
Web-designer Bruno Silva

Dia 25 de Outubro a partir das 16 horas:

“Ensino do design em Portugal, qualidade e empregabilidade”
Designers Daniel Raposo e João Neves
(representantes da AND – Associação Nacional de Designers)

“Tipografia signo da Identidade Visual Corporativa”
Designer Daniel Raposo
(representante da AND – Associação Nacional de Designers)

“Uniformização de pictogramas da sinalética vertical”
Designer João Neves
(representante da AND – Associação Nacional de Designers)

“Previsão de Tendências”
Designer Elisabete Antunes

[/infobox][/one_fourth]

[three_fourth_last]

Quinta-feira 18 de Out

O evento decorreu muito bem, na opinião da organização e de alguns visitantes, superando as nossas melhores expectativas. Iniciámos a mostra com uma “vernissage”, que ficou marcada pela presença do Presidente da Câmara Municipal de Faro José Apolinário, do Reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro, do Presidente da Escola Superior de Educação Jorge Santos e Directora do curso de Design Maria Caeiro. Todos elogiaram a iniciativa, mostrando ainda interesse em desenvolver novos projectos deste âmbito. Tivemos também a presença do nosso bem conhecido designer/DJ Zeeman que nos presenteou todos os convidados com música ambiente e dança até bem perto da 1 hora da manha.

 

Sexta-feira 19 de Out

No dia seguinte, e ainda recorrendo à música como veículo dinamizador e de atracção para diferentes públicos à mostra, tivemos a presença da conhecida banda U_clic, que se deslocaram de Tomar até Faro, para nos mostrarem a razão do seu sucesso. Uma música electrizante aliada a uma encenação original, sobrepondo projecções multimédia a indumentárias muito próprias. Justificando assim a escolha desta banda para este evento, para contentamento de todos os presentes neste concerto.

 

 

Sábado e Domingo 20 e 21 de Out

Durante o fim-de-semana não estavam agendadas actividades, devido à enorme afluência de pessoas que se deslocam nesses dias ao Mercado Municipal para realizar as compras de produtos frescos. Mantivemos sim uma preocupação acrescida de ter durante todo o dia colaboradores do ADN, que prontamente explicavam e mostravam a exposição aos mais curiosos

.

Segunda-feira 22 de Out

A semana seguinte foi dedicada inteiramente a palestras, dando início a uma jornada de quatro dias de conhecimento e troca de ideias, permitindo aos interessados a oportunidade de conhecer profissionais reconhecidos e de diferentes áreas do design, ver os trabalhos comentados pelos próprios autores e interagir em discussões por vezes muito interessantes e enriquecedoras.

 

Terça-feira 23 de Out

A terça-feira e quarta-feira foram os dias destinados ao próprio curso de Design, pois esta exposição acabou também por ser um celebrar dos 15 anos do curso, realizados no dia 18 de Outubro de 2007, dia da inauguração da Mostra. A iniciar estas palestras convidámos a Professora Maria Caeiro, Directora do curso de Design da Ualg, que aproveitou a sua comunicação para descrever o percurso do curso de Design até aos dias de hoje e seus objectivos para o futuro, fazendo referência às modificações ocorridas com o tratado de Bolonha. A palestra seguinte teve por tema “conversas soltas” na qual se pretendia uma comunicação em tom mais informal, teve como principais intervenientes o professor Jorge Santos, também presidente da Escola Superior de Educação, e a Designer Gabriela Soares, também professora na Ualg, sócia de uma empresa de Design e antiga aluna do curso de Design. Foi uma intervenção muito enriquecedora pois através de um género de entrevista, conduzida pelo professor Jorge Santos, foi-nos possível observar, com ajuda de alguns trabalhos, o trajecto profissional da Designer Gabriela Soares desde que saiu do curso até atingir o patamar que ocupa.

Quarta-feira 24 de Out

No dia seguinte e quase em seguimento do que se tinha passado na palestra anterior, a organização encenou no espaço, a esplanada de um café, palco para a conversa com a apresentação de trabalhos entre antigos alunos do curso. A palestra intitulada “café design” sentou à mesa com os designers: Elisabete Ribeiro, recém-licenciada e pertencente à organização do evento; o Hugo Serôdio que tem articulado a finalização do curso com uma vida profissional já estabelecida; o Miguel Pires como um designer de referência no âmbito do 3D; o Rui Correia, designer e sócio de uma empresa de sucesso na região algarvia, com trabalhos no âmbito do design gráfico e webdesign; o Bruno Silva outro dos talentos saídos do curso no campo do webdesign e da ilustração; entre outros participantes. Em suma, foi possível ver, ouvir e discutir trabalhos e temas relacionados com o design, o curso, a empregabilidade do mesmo, a situação do design na região e outros temas que fizeram as delicias de quem esteve presente, fazendo crer que mais iniciativas destas serão sempre bem-vindas.

 

Quinta-feira 25 de Out

Para acabar em grande, contámos com a presença de representantes da AND- Associação Nacional de Designers, os designers João Neves e Daniel Martins que nos trouxeram um tema em conjunto sobre a AND, mostrando o trabalho desenvolvido por esta associação. Foram também expostos outros dois temas: “A tipografia como signo da identidade visual corporativa” e a “Uniformização de pictogramas da sinalética vertical”, elucidando-nos sobre a sua importância para o design e sociedade. A fechar as palestras, e em representação da designer Elisabete Antunes da empresa Advank, ouvimos o designer Jorge Carpinteiro que nos explicou o processo de previsão de tendências de consumo, os nichos de mercado e a sua interligação.

 

Encerramento

Ficou desta forma encerrada a Mostra de finalistas do curso de design da Ualg. Nela expusemos um conjunto de trabalhos nas mais diversas formas: através de impressões individuais dos 25 designers participantes na mostra, expositores com as maquetes de alguns desses trabalhos, projecção de animações e computadores com os trabalhos web e multimédia, o que permitiu uma dinâmica interactiva. Dos visitantes, mais de 500 durante os 8 dias de evento, desde designers que se interessam pela matéria até aos “senhores e senhoras” que, todos os dias, frequentam o Mercado Municipal de Faro. O nosso principal objectivo era levar o design gráfico até às pessoas. O quê? Nós respondemos, ao sabor da ideia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.