Inauguração da exposição Design & Ofícios

20 Mar , 2011 Sem categoria

A exposição “Design&Ofício” resultou dos resultados obtidos na residência criativa que conciliou saberes dos mestres dos ofícios tradicionais e a criatividade de jovens designers.

O projeto reuniu 15 criativos e 5 artesãos locais convidados com o objectivo de  revitalizar e modernizar os ofícios tradicionais, mediante a aplicação de técnicas tradicionais na elaboração de novos objetos, direcionados para a realidade quotidiana.

A madeira, o barro, a cortiça, a empreita de palma, o tecido e a cerâmica ganharam neste contexto outra dimensão, e na exposição foi possível apreciar-se cerca de 20 peças, entre as quais candeeiros, sofás, cadeiras, peças decorativas, entre outras criações inovadoras.

Para a Associação de Designers do Sul (ADS) a residência foi um tempo de trabalho intensivo, que permitiu aos participantes passar do esboço à prática, conhecer os materiais selecionados e descobrir-lhes novas potencialidades, sob o olhar sempre atento dos artesãos Betty Bernadete, Elisabete Sousa, Custódio Cavaco e Vitorino Jorge e ainda Sónia Mendez.

O projeto tornou-se um espaço de encontro entre designers e artesãos, de que resultaram produtos criados a partir da transmissão dos saberes dos ofícios tradicionais e lançaram novas formas com a perspetiva de um novo futuro para os ofícios tradicionais, assegura a ADS.

Desta partilha de saberes, que decorreu de 17 a 19 de Junho de 2011, no antigo Lagar de Azeite de São Brás de Alportel, resultaram novas soluções estéticas e funcionais, que no entanto respeitam o caráter de cada material.

Concebidos com recurso a materiais locais, são produtos naturais e eco-responsáveis, produzidos de forma sustentável .

Esta iniciativa de caráter experimental foi promovida em parceria pela Associação de Designers do Sul e pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

[button url=”https://ads.org.pt/noticias” size=”medium”]Outras Notícias[/button]


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.